quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Primeiro post - Apresentação

Saudações,
como prometido caro Uó, tem início este humilde blog.

Criei este blog para interagir com os colegas da blogosfera que já acompanho a 1 ano, como Uó, dividendos, pobretão, soul, Guardião, dentre tantos outros.
Em segundo, compartilhar minha visão sobre o mundo e sobre investimentos. Sou Engenheiro Civil, 25 anos, e estou começando a montar minha carteira e a aportar de verdade agora, entao verão uma carteira começando literalmente do zero.

Conheci a bolsa no ano de 2009, ainda na faculdade, fiz algumas operações em ações mas meu capital era muito pequeno (vida de estagiário não é mole), e não compensava o volume muito baixo e desisti neste primeiro momento. Porém nunca deixei de estudar e acompanhar o mercado, e até fiz alguns cursos de análise técnica.
Ano passado já com o início da vida profissional, conseguia poupar mais e decidi me aventurar no mini índice com R$3.000,00, o resultado, perdi 90% disso aí em 6 meses, mas o aprendizado que ficou foi enorme, principalmente a parte psicológica, emocional e técnica. Teve um preço esse aprendizado, mas considero pequeno diante da minha pouca idade e mesmo financeiramente, é melhor perder 90% de 3 mil do que 90% de 300 mil. Então tecnicamente, já quebrei uma vez, espero que a última. Recomendo a leitura do livro Reminescências De Um Especulador Financeiro, uma ótima história em que a principal lição que eu extraí foi justamente de aprender com os seus erros financeiros, não vou dar detalhes para não estragar a leitura.

Hoje, já mais maduro psicologicamente e financeiramente, pretendo aportar mensalmente na carteira, que será composta por tesouro direto, ações e FII’s, e uma parte do capital alocado a risco, ou seja, para trade com mini índice, dólar, boi, milho e café, pois são os contratos futuros que apresentam mais liquidez e conseguem ser operados no swing. Basicamente é isso, para um primeiro post acho que está bom. O resto fica para a próxima.
Aqui o resultado do dia de hoje no mini índice, operando com 8 contratos.
Até o próximo post…


23 comentários:

  1. Seja bem vindo ao time!
    Corrija o título do post! rs

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Bem vindo a blogosfera !

    Já tem em mente os papéis onde quer aportar ?


    Abs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Poney. Quanto aos papéis, ainda estou em análise, só estou aportando no tesouro por enquanto. Mas assim que forem entrando na carteira serão detalhados aqui. Abs

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo ao time! Posso te ajudar muito em como não perder dinheiro, mais que como ganhar. Acredite em mim. Valeu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk...obrigado HM, com certeza é um passo muito importante, aprender a não perder dinheiro.

      Abs.

      Excluir
  5. Opa!
    Tamo na área!
    Mandou muito bem o mini, experiência é outra coisa!
    Na bolsa eu ainda não quebrei mas já perdi uns cem mil reais investindo em empresas 'boas' como Vale e Petro. entrei na bolsa 1 mês antes da grande crise de 2008 e isto me prejudicou muito. Mas ainda estou no game, acertando as estratégias e evoluindo sempre.
    Você tem a vantagem da juventude, na sua idade eu não tinha nem ideia do que era mercado.
    Parabéns e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  6. Bem vindo, ER!

    Você já tem um objetivo financeiro (capital ou proventos mensais) em mente?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nenhum valor em mente, no momento eu quero somente construir o maior patrimonio possivel nos próximos 20~25 anos, hehehehe.

      Excluir
  7. Bem vindo ao grupo limitadíssimo de brasileiros que possui essa visão.

    Ficamos no aguardo para avaliar a carteira a ser constituída. Parece ser um oportuno momento de entrada na bolsa, com a visão de futuro.

    Boa sorte, e seguiremos juntos nessa jornada.

    ResponderExcluir
  8. ER,
    Seja bem-vindo ao seleto e restrito grupo de brasileiros com educação financeira.

    Sucesso, abraço!

    RK

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa e seja muitíssimo bem vindo...

    Cara não tenho a menor ideia de operar mini... espero aprender bastante com vc, apesar de ser um mercado que eu não curto, porque precisa de tempo...

    Mas tenho vontade de aprender...

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Bem vindo também... depois nos explica melhor o que são esses mini-indices. Melhor alguém nos explicando na pratica do que apenas ler sobre isso na internet...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw, vou detalhar melhor as operações ainda, por enquanto foi só o ponta-pé inicial no blog, tava pensando em criá-lo desde dezembro. Finalmente saí da inércia.

      Abs.

      Excluir
  11. Gostei do layout do blog: cheio das graminhas verdes, parece site do agronegócio...

    ResponderExcluir
  12. Caro Engenheiro Rico,

    Sou engenheiro e tentando ficar rico também.
    Acabo de criar um blog também.
    https://investidorapatico.wordpress.com

    Que tal eu colocar seu novo blog no "blogroll" e vice e versa?

    Podemos aumentam a divulgação de nosso trabalho.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo colega de classe, hehehe...Ja esta adicionado.

      Abs

      Excluir
  13. Bem vindo ao grupo seleto!

    Sou estudante de ENG CIVIL.

    a propósito como esta a área de trabalho para esse profissional, poderia fazer uma visita a meu blog e comentar um pouco a respeito?

    ResponderExcluir
  14. Bem vindo. Adiciona o meu? http://doisaomes.blogspot.com/feeds/posts/default
    Coloquei o seu blog no meu blogroll, sou eng. tbm, só que da área elétrica!

    ResponderExcluir