sábado, 24 de janeiro de 2015

Trade com dólar.

Fala galera, estou postando no sábado porque ontem não tive tempo.
Sexta o pregão estava bem congestionado no mini índice, fiz um trade de R$50,00 e já saí, não tava com um bom pressentimento, sentindo o mercado travado, e resolvi não fazer nada. Isso parece simples, mas não é, desistir de tradar requer um esforço psicológico muito grande, pois os sentimentos de otimismo, imediatismo e egocentrismo são muito fortes, e fica uma voz no seu interior dizendo "vai deixar de ganhar hoje porque? todo dia é dia". E na verdade não é assim, os dias para tradar são os dias direcionais, em que você está bem psicologicamente, confiante porém humilde, e sem teimosia de se achar superior ao mercado e achar que vai vencê-lo sempre.

 Isso é uma virtude, não só pra quem faz trades, mas para qualquer tipo de investimento, você se sentir confortável fora do jogo, com o dinheiro líquido, e sem assumir riscos desnecessários que se mostrarão perdedores. Tem gente que quando vê o dinheiro na conta parece que tá segurando uma batata quente, tem que botar em algum lugar o mais rápido possível, isso é um sentimento que leva a tomadas de decisão precipitadas sem considerar os motivos de entrar naquela posição. Eu já passei por isso, cada minuto fora do mercado eu sentia que precisava entrar o mais rápido possível, que estava perdendo tempo (e tempo é dinheiro, hehehe), e acabava criando motivos para justificar a entrada no mercado a qualquer hora (o seu cérebro e principalmente o seu ego são grandes inimigos) só para dentro de 5 minutos estar arrependido de ter entrado e tomar stop. Hoje eu me pergunto várias vezes quais são os meus motivos para entrar em uma posição e assumir riscos, eu faço hoje um esforço contrário a entrar em trades, assim o meu papel é me convencer várias vezes antes de iniciar uma posição.

Tendo dito isso, vamos ao título, comecei a observar o dólar, parecia estar desenhando um pivot de alta no 15 minutos que iniciou no dia anterior, entrei posicionado comprado quando começou a formar o fundo perto de 14hrs, porém fez um topo e virou pra baixo, imediatamente vi que o que era um pivot de alta virou um de baixa, no meu stop lancei uma ordem para virar a mão (estava comprado em 5 contratos e vendi 10, ficando 5 vendidos a partir do rompimento do fundo). E com a projeção de Fibonacci lançada no pivot de baixa, zerei pouco antes do objetivo, garantindo assim o dia positivo, fechei o HB e fui fazer outra coisa.

Abaixo o gráfico mostrando a operação e o resultado do dia, print tirado no final da operação. A
Até a próxima.



11 comentários:

  1. Estas viradas de mão são perigosas, mas que bom que a sua funcionou. Não vou pro lado do Dólar, vou focar no mini, se o mini não estiver bom no dia então vou fechar o HB. Na sexta, no período da manhã, a coisa estava amarrada mesmo, consegui fazer só 130 antes do almoço, mas após a abertura do mercado americano o troço andou e ficou mais fácil operar. Tenho percebido que os melhores momentos para treidar são após as 10 e após as 12:30. Entre 9:30 e 10:00 e entre 12:00 e 12:30 o mercado fica todo amarrado. Estou observando o gráfico do petróleo durante o pregão há alguns dias, e está sendo batata, é só o petróleo começar um movimento de alta ou baixa que a Petro vai junto arrastando o mercado. Fique monitorando esta página na segunda...
    http://br.investing.com/commodities/brent-oil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E 5 min depois bateu la no alvo de 100%

      Excluir
    2. Mercado tá perigoso demais, difícil saber se vai pra cima ou vai pra baixo. Se o Petróleo abrir na segunda em baixa vou ficar de olho em vendas, e o minério cair tb será mais um indicativo. Passada esta euforia com estímulos da europa estou acreditando em continuidade da queda, vamos aguardar.

      Excluir
    3. Amanha acredito que o que vai ter forte peso nas cotações mundiais vai ser a Europa, devido as eleições hoje na Grécia, bicho ta pegando lá, se o Syriza ganhar acredito que derreta por lá, e talvez sobre pra cá.

      Excluir
  2. Caro Engenheiro Rico,

    Muito interessantes suas postagens.
    Esse com trade com dólar é um pouco arriscado não?
    Companheiro,
    Acabo de estrear na blogosfera também.
    Se puder dar uma força e dar uma passadinha em meu blog ficarei honrado.
    http://republicadorentista.wordpress.com/

    Se gostar do conteúdo e não não for pedir demais também, ficaria novamente honrado em meu blog figurar na sua "lista de blogs".

    ABraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será um prazer trocar conhecimento.

      Se com "arriscado" vc quer dizer alavancado, sim, é. Eu usei cerca de 2500 reais de margem e tive um lucro de 300 reais, cerca de 15%. A questão de ser arriscado ou não é relativo, vai da estratégia de cada um e da tolerância ao risco. Mas falarei sobre isso mais à frente.

      Abs.

      Excluir
  3. Investidor, bom dia!
    Tenho seu blog cadastrado na minha lista de blogs favoritos e acompanho suas postagens com frequência.
    Estou fazendo uma pesquisa das ações, FIIs e modalidades de renda fixa mais promissoras para os próximos 4 anos. Você poderia participar?
    Se sim, basta responder este post listando as 5 ações preferidas, 5 FIIs preferidos e a modalidade de renda fixa preferida.
    Grato,
    Uó!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bem vindo, engenheiro!

    Estou te seguindo também! Se formou numa época boa, né? Todos os meus conhecidos que se formaram nos últimos 10 anos me engenharia civil estão surfando em dinheiro (ou pelo menos fingem que estão).

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos, fiquei 10 meses desempregado, sou formado em federal, e tive que passar em concurso publico pra arrumar emprego, senão estaria até hoje procurando emprego. hehehehe....A época boa foi de 2002 até 2013, depois só piorou, e hoje o desemprego de engenheiros está só aumentando. Não posso dizer se realmente seus colegas estão bem, mas acho que tem 90% de chance deles estarem bem piores do que a 2 anos atrás.

      Excluir